Vigiar... Por quê?
Ninguém pode roubar os bens do valente, entrando-lhe em sua casa, se primeiro não maniatar o valente; e então roubará a sua casa. Marcos 3:27”
O que significa vigiar? Vigiar... Estar acordado, atento, velar por, estar alerta
Muitas vezes somos pegos de surpresa nas situações em nossa vida, simplesmente por nos descuidarmos de coisas tão simples. Pode ser numa situação financeira, em que não cuidamos de como gastar o nosso dinheiro, ou numa situação de risco, quando não percebemos o perigo que nos ronda, como no caso de um ladrão à espreita. Na vida espiritual, quando constatamos que a paixão do primeiro amor se esfriou. Ou como nos descuidamos da nossa vida familiar e quando percebemos o amor já foi embora, as intrigas se multiplicaram, e cada membro da família simplesmente ignora um ao outro.
Na bíblia, encontramos vários textos, principalmente no A.T. sobre a preocupação em se colocar os vigias nas torres. Estas torres eram construídas em lugares estratégicos: no campo, para proteger a plantação dos ataques inimigos, no pasto para proteger os animais dos ladrões, e na entrada da cidade para proteger dos ataques militares. Sempre havia homens nestas torres para avisar sobre qualquer movimento suspeito que houvesse, principalmente à noite.
Como temos agido em nossa vida? Temos sido vigilantes em todas as áreas? Em quais áreas devemos estar atentos?
Nossa vida espiritual: Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. I Pe 5.8
Para estarmos preparados para vigiar nas outras áreas, o primeiro passo e estar com a nossa vida cuidada diante de Deus. Não nos adianta querer defender nossa família, filhos, lares, se nós mesmos estamos vulneráveis aos ataques do inimigo. A recomendação de Pedro “ Esteja atento! O perigo está aí!”
Nossa família: Assim como os vigias eram colocados em posições estratégicas para cuidar da plantação e animais, que garantiam o sustento das famílias daquelas cidades, devemos nos colocar em alerta para vigiar nosso lar. Quantas vezes olhamos pra vida dos nossos vizinhos, e apontamos o dedo para erros de seus filhos, esposas e esposos, e não olhamos pela nossa? Quando percebemos, nosso lar está desabando e nós estamos olhando para os lados.
"Quando um homem forte, bem armado, guarda sua casa, seus bens estão seguros.” Lucas 11:21
“Ninguém pode roubar os bens do valente, entrando-lhe em sua casa, se primeiro não maniatar o valente; e então roubará a sua casa. Marcos 3:27”
Temos sido o valente em nossa casa, ou Satanás tem entrado, nos amarrado, roubado e nós estamos assistindo a tudo sem podermos agir?
A nossa liderança: Vemos que torres de vigia também era colocada à entrada da cidade, ao lado, enfim, à sua volta . Os vigias ficavam de prontidão para avisar ao rei sobre qualquer movimento suspeito ou ataques à cidade. Ou seja, a função deles, era proteger o rei. Quando os inimigos vinham, a primeira coisa que atacavam era o palácio real, e tomavam o rei como refém, para que toda a cidade se rendesse. Nada mais natural do que Satanás tentar destruir a nossa liderança, para tornar vulnerável toda uma comunidade, pois ele sabe que se a liderança falhar, muitas pessoas enfraquecerão. Por isso a bíblia recomenda que cubramos nossa liderança e toda a autoridade de oração, respeito e submissão.
“Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. 1 Timóteo 2:1-2
Quando o inimigo percebe que não respeitamos nossa liderança, ele sabe que estamos fora da cobertura desta liderança e de Deus, e nos tornamos alvos fáceis de seus ataques. Se não somos capazes de respeitar e nos submeter ao nosso líder que vemos, como podemos nos submeter ao Deus que não vemos? Esta é a mesma lógica aplicada por João: "Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê." 1 João 4:20
Deus ordena em Isaías 21:4-8 , "Vá, coloque um vigia de prontidão para que anuncie tudo o que se aproximar.Quando ele vir carros com parelhas de cavalos, homens montados em jumentos ou em camelos, fique alerta, bem alerta".
Eis a atitude do vigia: Então o vigia gritou: "Dia após dia, meu senhor, eu fico na torre de vigia; todas as noites permaneço em meu posto.
Temos nos colocado de prontidão, vigilantes atentos, todos os dias, minutos e segundos de nossa vida? Será que, quando vier o inimigo, estaremos prontos para contra atacá-lo com as armas que Deus nos deu? Essas armas não são carnais. Não adianta atacarmos o inimigo com facas e pedras. Devemos ter a espada do Espírito que é a Palavra de Deus em nossos corações em nossas mentes para lutar nessa milícia.
Continue lendo >>