E se eu andar distraído?
Hoje estava me lembrando de uma musica que, por sinal, tem parte da letra e melodia bonitas. Não a ouvi nesses últimos dias, portanto não sei porque ela me veio à memória. Nela uma frase intrigante sempre me chamou a atenção: “o acaso vai me proteger, enquanto eu andar distraído.” Parece seguro, romântico, tentador. Mas parei pra pensar sobre isso. Distraído no dicionário significa: 1. Pouco atento ao que se faz ou diz. 2.. Desviado.3. Divertido.4. Esquecido.5. Entretido.
Mas será mesmo que o “acaso” pode proteger alguém? Ok, vamos substituir a palavra “acaso” por “Deus”, já que Ele é o nosso protetor e guia e isso não se pode negar. Mas do fundo do meu coração, não posso acreditar que isso possa acontecer TODAS as vezes em que eu andar distraída. Antes que você me julgue “descrente” do poder de Deus, quero lembrar textos da Palavra do Senhor, e não é a fidelidade de Deus que estamos colocando em xeque aqui, mas a nossa fidelidade:
I Pe 5:8 - Sejam cuidadosos, estejam vigilantes contra os ataques de Satanás, o grande inimigo de vocês. Ele ronda em volta, como um leão faminto, que ruge à procura de alguma vitima para estraçalhar.
O apóstolo Pedro faz um paralelo de nossa vida espiritual com o mundo animal. Talvez você tenha visto em algum programa de televisão ou documentário, sobre a cadeia alimentar, e de como em um segundo de distração, a presa é agarrada, sem dó, pelo seu predador.
Pra mim, isso significa que Deus, em sua infinita misericórdia , cuida, guarda, protege os seus, inclusive vai atrás daquela ovelha perdida, teimosa, que quer ser independente e sai sozinha, assim que ouve seu pedido de socorro. Porém é muito perigoso andar distraído. Numa dessas a ovelha pode cair numa vala, ou no abismo, ou dar de cara com um leão, que não terá piedade dela. Assim como o filho pródigo teve a liberdade pra sair de casa, e vagar distraidamente, nós temos esse livre arbítrio. “A benção e a maldição estão diante de vocês” O filho pródigo teve a sensatez de descobrir a tempo a loucura que estava cometendo. Já parou pra pensar quantas vezes andamos distraídos e Deus cuidou de nós? Mas é prudente continuar pensando assim? Não seria mais prudente vigiar, como nos alerta Pedro e como o próprio Jesus alertou aos Seus discípulos na noite em que estava para ser preso e entregue a morte: Vigiem e orem para que não caiam em tentação. .. Mc 14:38, e como Ele mesmo nos alerta através de sua palavra: Vigiem, vocês não sabem o dia nem a hora em que virá o Senhor! Mt 24:4 .
Você se lembra das noivas insensatas, que se distraíram, e se esqueceram de levar o azeite enquanto esperavam o Noivo? Mt 25:1-13 . Elas ficaram de fora! Satanás não brinca em serviço. Enquanto estamos distraídos com muitas coisas, e deixamos de fazer a vontade de Deus, de esperar Nele, de orar, vigiar, ler e estudar a Palavra, nos envolvendo com muitas coisas deste mundo, satanás está a espreita esperando apenas um vacilo de nossa parte. Quantas pessoas temos assistido serem arrasadas por satanás, apenas porque olharam para o lado, tirando seus olhos de Jesus? Qual é a nossa situação? Estamos ligados, ou distraídos com a estrada linda, florida, ensolarada e cheia de borboletas , que é como o mundo se apresenta? 14:12 - "Há caminho que ao homem parece direito, mas, o fim dele são os caminhos da Morte. O mínimo que pode acontecer ao andarmos distraídos, é cairmos num buraco tão fundo do qual jamais poderemos sair. Melhor não arriscar!
Por Célia Soncella
Continue lendo >>