sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Você é Alegre?


Alguém denominou a carta aos Filipenses de “Epístola da Alegria”. A razão é o fato de a carta conter várias vezes as palavras alegria, regozijai-vos, estar alegre. E como Paulo repete estas expressões! Ele tem consciência disso e  assume o fato no cap. 3.1: ” Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! Escrever-lhes de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês.” 

Podemos dizer que Paulo era um homem realizado, pleno, feliz, alegre. 
Quando pensamos nessas características, imaginamos alguém realizado profissionalmente, bem casado, com uma família perfeita, com uma excelente situação financeira, muitos amigos, alguém com uma ótima aparência, muita saúde e sem problemas. Mas a situação de Paulo era justamente o contrário: não tinha família, recebia ajuda de outros para sobreviver, se considerava pobre, não tinha mais que um punhado de amigos, saúde frágil e vários problemas com as igrejas que lhe eram queridas, e, além de tudo isso: estava preso. Mas como é possível alguém nessa situação falar de alegria? Isso é inconcebível para as pessoas que não conhecem a Alegria Plena. São pessoas que vivem “momentos de alegria”, de prazer, de satisfação pessoal. 
Mas a vida com Jesus apresenta uma visão muito diferente do que é Alegria. A alegria independe da conta bancária, da realização pessoal, do sucesso profissional, do amor retribuído, do sentimento sarado, da saúde física, do número de amigos que realmente se importam. 
Mas o que realmente é alegria? O dicionário define a palavra como “manifestação de contentamento e júbilo” e “o que causa essa manifestação”. A Alegria causa as manifestações de alegria e júbilo, que são: o sorriso, a dança, o rosto animado, as festas... e não o contrário. Quando se vive das manifestações da alegria, ou dos momentos felizes, nada sobra quando os momentos difíceis aparecem. E eles aparecem! Então, percebe-se que muitas pessoas estão vivendo disso: dos momentos de alegria, deixando de lado o verdadeiro prazer de se viver uma vida plena, de alegria e paz. Somente andando e vivendo com Jesus, pode-se entender esse mistério, pois quando se fala em ser feliz e alegre, em situações difíceis, as pessoas nos olham incrédulas e sem nada entender. 
Pra mim, o ápice da carta de Paulo é o texto que está no capitulo 4.12-13 : “Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.” 
Paulo entendeu que poderia passar por tudo que lhe era proposto, para se viver ao lado de alguém que poderia realmente trazer a verdadeira alegria: Jesus. ‎"Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente" Sl 16.11

Por Célia Soncella



1 Comentário:

Telma FAlmeida disse...

Preciso ler muito, pois a alegria me tem fugido dos olhos, mas creio na palavra do Senhor, que diz: "Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres." Salmo 126:3.

Postar um comentário

Total de visualizações de página

  ©Ah! As doces palavras do Pai!! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo