sábado, 24 de setembro de 2011

Vai valer a pena!


João definitivamente era o discípulo mais romantizado dentre os outros.
Suas palavras enchem de amor o nosso coração, quando as lemos em suas cartas, no evangelho e até mesmo no Apocalipse, com as suas visões, muitas vezes, amedrontadoras.   Ele escreve querendo realmente mostrar aos leitores quem era o seu Jesus e como se relacionavam, não se cansava de dizer que era o discípulo a quem Jesus amava, pois era assim que se sentia.  Era aquele que estava inclinado para Jesus, na última ceia, e trocavam confidências,  tamanha era a intimidade com seu mestre (Jo 13.13) .Uma das últimas pessoas que Jesus avistou lá do alto, da cruz do calvário, foi o discípulo amado, pois ele foi com Jesus até o final (Jo  19:26).  Quanta solidão João deve ter sentido, e quanta dor o seu coração teve que suportar. Não digo que os outros não tenham sofrido, mas por ser uma pessoa mais sensível, João deixa transparecer em cada palavra os seus sentimentos sobre Jesus.   Quando recebeu a notícia de que Jesus não estava no sepulcro, ele e Pedro foram correndo verificar, e ele correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro. (Jo 20:4) Imagino que seu coração palpitava ao se lembrar as palavras do mestre. Foi o primeiro a reconhecer Jesus, quando este  apareceu aos discípulos no Mar de Tiberíades (Jo 21.7) ." -É o Senhor! Gritou ele. Senhor,  neste texto não é simplesmente um pronome de tratamento. Reconhecer como Senhor  é  reconhecê-lo como seu dono (grego: Kyrios Título de Deus como dono de tudo o que existe, especialmente daqueles que são seus servos ou escravos Dic. da Bíblia de Almeida). João sabia como expressar o amor que sentia. Suas cartas são recheadas de palavras carinhosas e persuasivas a respeito do seu Jesus.  Suas palavras chegam a ser repetitivas, pois grande era sua ansiedade para que todos conhecessem Jesus como ele mesmo conhecia.
Mas João, como os outros, teve que suportar a ausência da pessoa de Jesus, embora Ele tenha deixado Seu Espírito Santo como consolador. Imagino que Jesus tenha deixado saudades entre todos. Suas palavras, seu rosto, seu toque. É assim que João o descreve aos seus irmãos: (O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida.  1 João 1:1)
Mas uma certeza João tinha no seu coração: ele O encontraria novamente! Jesus deixou esta esperança, e ele sabia ser verdadeira, pois conhecia a Jesus como ninguém. Ele declarou em sua carta:  “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.”( I Jo 3:2) 
Já no final de sua vida, por causa da perseguição ao evangelho, viveu em Éfeso, exilado. Já era bem velhinho na ocasião das visões do Apocalipse na ilha de Patmos e, mais uma vez, teve a graça de contemplar  o seu Jesus, em uma das suas visões: “Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: "Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último. “ Apocalipse 1:17.
Quanta saudade João carregava no seu coração e quanta emoção para um velho amigo e amado. Definição de saudades, segundo o dicionário:  Lembrança grata de pessoa ausente OU de alguma coisa de que alguém se vê privado.   
Se  pudéssemos conversar  com João, sobre as dificuldades,  as perseguições, as prisões que ele sofreu, a maneira com que as pessoas queriam deturpar o evangelho ( e por isso ele falava veementemente aos seus contra essas situações  e pessoas), eu tenho certeza que ele diria. Pelo meu Jesus, valeu a pena.

Eu não conheci Jesus como João conheceu. Não o ouvi, não contemplei seus olhos cheios de amor, suas mãos não apalparam as minhas,  como homem. Mas mesmo com estas privações, de não poder vê-lo pessoalmente, meu coração se derrete quando o sinto, através do Espírito Santo, quando penso nos seus olhos fitos nos meus, quando em meio as tribulações sinto uma presença gostosa ao meu lado, e sei que é Ele me confortando. Por isso meu coração sente saudade. Porque sei que não posso vê-lo como Ele é, AINDA. Mas esta esperança Ele deixou no meu coração. Um dia eu o verei, assim como Ele é, e direi: valeu a pena, meu Queridão!
Por Célia Soncella



2 Comentários:

Telma FAlmeida disse...

Com certeza é maravilhoso sentir a presença do Espirito Santo de Deus, nos consolando, nos fazendo renovar nossos votos de fidelidade a Deus!

Unknown disse...

Célia!
Que linda reflexão. Ele é o nosso Eterno Rei Amado. O Amado que nossa alma verdadeiramente anseia, né? Como disse um grande amigo de Deus, certa vez, "quando me irei e me apresentarei diante de sua face?" http://www.bibliaonline.com.br/acf/sl/42/2+ . É lindo ter um relacionamento pessoal com DEUS. Amei o post! Paz!

Postar um comentário

Total de visualizações de página

  ©Ah! As doces palavras do Pai!! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo