sábado, 8 de outubro de 2011

Onde temos buscado o conhecimento?



“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, 
segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, 
e não segundo Cristo;”
Colossenses 2:8


Nós nos orgulhamos de ser a geração que tem acesso às informações e ao conhecimento desde os tempos mais remotos. Isso é mesmo uma grande conquista. Vemos crianças, desde pequenas, manuseando tranquilamente um computador, ou qualquer outro equipamento tecnológico. Em outros tempos, a únicas fontes de informações disponíveis eram impressas. Hoje a tecnologia está avançando a cada dia. Internet, comunicação via rádio e infinitas maneiras de se buscar a informação e o conhecimento. O ser humano tem uma grande necessidade disto, e por causa dessa ânsia de conhecimento, nasceram os filósofos, que buscavam desvendar esse mistério que é o ser humano e a necessidade intrínseca de “Algo mais”. Alguns chamam de Transcendente, Ser superior, Divino. Alguns escreviam suas teses, se equivocavam, como até hoje, e outros chegavam à simples conclusão de que era pequeno demais para esse mistério. Alguns diziam que a Divindade estava dentro de si mesmo, ou seja, todos são deuses. Ou a divindade está em todas as coisas, na natureza, no mundo, o chamado panteísmo.  Nestas tradições filosóficas não se acredita em um Deus pessoal, mas impessoal. Outras tradições chegaram a triste conclusão que simplesmente não existe essa “divindade”.
Paulo se preocupava muito com essa questão. Ele estava preso, quando escreveu a carta aos Colossenses alertando  sobre as vãs filosofias que chegavam até aos cristãos, na sua maioria gentios, recém convertidos através de um trabalho evangelístico feito por Epafras. (Cl 1.7). Paulo, mesmo preso, ouvia falar da fé que havia nos  irmãos colossenses , mas havia uma grande preocupação com as heresias que começavam a surgir entre eles.  Não é diferente em nossos tempos. Mencionei e avanço da tecnologia porque entendo que hoje temos muito acesso às informações, mas pouco conhecimento, que é o que realmente necessitamos muito nestes tempos. Quantas vezes nós, cristãos, buscamos todos os dias, em reflexões, mensagens confortantes, textos de auto-ajuda, vídeos, áudios, etc, o conhecer a Deus, mas quantos de nós pegam a bíblia, oram e pedem ajuda ao Espírito Santo para entender e conhecer ao nosso Deus? É claro que todos esses recursos que citei são muito importantes para nós, e como tem nos ajudado, mas tudo será em vão e passageiro se não nos alimentarmos da Palavra de Deus e não buscarmos a sua revelação pra nós. Porque nosso Deus é um Deus pessoal, que trata conosco individualmente e conforme necessitamos, e através da Sua Palavra, que é a Bíblia Sagrada, hoje tão disponível pra nós que vivemos num país livre. Pra onde nos movemos, a bíblia está ao nosso alcance. Até bíblia à prova d’água existe. Ótimo pra ler enquanto descansa numa banheira ou numa piscina! E mesmo a bíblia sendo de tão fácil acesso, quanta gente com fome, sem conteúdo e sem esperança! Fico envergonhada quando leio sobre nossos irmãos que não podem ter acesso a este tesouro, e mesmo assim, dividem as suas bíblias rasgando suas páginas para que possam lê-las escondidos, nas prisões onde estão por amor ao evangelho e a Jesus. E nós o que temos feito com nossas bíblias de estudo, da criança, bíblia jovem, do ministro, da mãe, do pai, da vovó, do surfista, de bolso, em ordem cronológica, bíblia de luxo, no MP3, no celular, em áudio e etc...?

“Quem dera que os meus caminhos fossem dirigidos a observar os teus mandamentos.
Então não ficaria confundido, atentando eu para todos os teus mandamentos. “
Salmos 119:5-6


 Dizemos como o salmista: quem dera!! Mas até quando vamos dizê-lo? Porque não agimos e buscamos ao Senhor da Sua fonte? A Bíblia é rica, atual, e aquele que lê-la não fica louco como dizem os ignorantes. A não ser loucos de esperto! A verdadeira sabedoria é daqueles que a buscam em Deus, porque Ele é a fonte de toda a sabedoria e o conhecimento.

"Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação. Entendo mais do que os antigos; porque guardo os teus preceitos."
Salmos 119:98-100

Em dias de tanta informação, necessitamos ler a Palavra do Senhor, pois muitas coisas são ensinadas, e tentam incutir na nossa mente que não precisamos deste Deus pessoal. Como você poderá confrontar ao que tentar tirar essa verdade de dentro de você?

Assim terei que responder ao que me afronta, pois confio na tua palavra. 
Salmos 119:42


Leiamos  a Palavra, para conhecermos a Deus, para que não sejamos envergonhados diante do inimigo e das pessoas, e  para entender a boa, perfeita e agradável vontade de Deus pras nossas vidas. 
Por Célia Soncella

1 Comentário:

Telma FAlmeida disse...

A palavra é viva e eficaz, precisamos manejar bem a palavra!

Postar um comentário

Total de visualizações de página

  ©Ah! As doces palavras do Pai!! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo