O que Ele encontrará?
"...Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?" Lc 18.8b
Por Célia Soncella
Lucas 18.1-8
Apesar de muitas pessoas associarem o texto ao fato de que Deus atenderá sempre as nossas orações, se nunca deixarmos de orar, o que de fato, é uma grande verdade, este texto fala principalmente sobre nós e nossas atitudes diante de um fato imutável: a volta de Jesus.
Temos pensado sobre isso? Como agimos diante do fato de que temos uma vida eterna?
O finalzinho do capitulo anterior a este, fala sobre “a vinda do Filho do Homem”. Interessante que são poucas as pessoas, e até mesmo cristãs, que se atrevem a falar deste dia. Quando ouvimos algo do gênero, é quando uma pessoa suspira diante de notícias trágicas, ou da situação do mundo, ou frente às suas próprias dificuldades: -Ah! Jesus podia voltar logo!
Quando ouço isso penso comigo: será que queremos que Jesus volte por amor, por desejo de estar ao seu lado? Ou simplesmente para fugir das lutas desta vida?
O que Jesus espera encontrar, na sua vinda? Vamos analisar apenas três coisas, das várias que Ele espera encontrar:
Fé: O texto não fala simplesmente da fé que crê em algo. Nós sabemos que apenas crer em Deus não nos salvará. Mas crer, obedecer, perseverar, manter-se firmes e constantes, é o que nos levará até Jesus. Perseverança é a Palavra chave deste texto. Ele fala em manter a fé, mesmo em meio às dificuldades. A viúva não desistiu de insistir com aquele juiz iníquo, como o próprio texto fala, mesmo sabendo que poderia não ter as suas petições atendidas.
Temos perseverado e esperado, mesmo quando aparentemente não temos resposta ás nossas orações?
Diferença: Povo seu especial, zeloso de boas obras. Tito 2.14: o texto de Paulo a Tito traz várias recomendações sobre a vida cristã, recomendações estas indispensáveis a nós. O povo que Jesus espera encontrar deve ser diferente dos outros, pois foi pra isso mesmo que Ele se doou, como diz o versículo 14: “O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.”
Exclusividade: Jesus nunca poderá levar um povo que tem a metade de seu coração nas coisas mundanas. E estas coisas são explicitamente mencionadas na Bíblia. Em Tiago 1.8 o termo usado para essa pessoa é dobre, inconstante, vacilante. Veja o que diz a versão NVI “... homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos. “. O versículo anterior diz: “não pense tal homem que alcançará do Senhor alguma coisa.” Ou seja, Deus não é tolo, para acreditar em nossas promessas de momentos difíceis, ou nas variações de humor.
O nosso grande problema, mais forte em alguns, é que agimos conforme a situação pede. Ou seja, nos transformamos para o ambiente e situação em que estamos. Por isso se diz que ninguém conhece nem a si mesmo.
Não é isso que Jesus espera. Onde quer que estejamos, frente a qualquer situação, Ele espera que escolhamos fazer a Sua vontade, e não a nossa. Nunca podemos esperar ter o amor do mundo, se quisermos, de fato, seguir a Jesus. Ele mesmo deixou claro em S. João cap 15, que não é possível ter os dois. Ou você ama Jesus, ou ao mundo.
A nossa vida cristã não faz sentido, se não houver a esperança da Vinda de Jesus, e uma vida eterna ao Seu lado.
· O que temos feito para que isso se torne realidade pra nós?
· Temos esperado Sua vinda com alegria?
· E mais importante: temos nos preparado para este dia?
1 Comentário:
È verdade amada. O que Ele encontrará? Perdemos muito tempo com coisas banais....LInda reflexão...Deus abençoe...amo vc!!!
Postar um comentário