sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O desabafo de um pai



Oséias 11: 1-5

"Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei o meu filho. Mas, quanto mais eu o chamava, mais eles se afastavam de mim. Eles ofereceram sacrifícios aos baalins e queimaram incenso os ídolos esculpidos. Mas fui eu quem ensinou Efraim a andar, tomando-o nos braços; mas eles não perceberam que fui eu quem os curou.Eu os conduzi com laços de bondade humana e de amor; tirei do seu pescoço o jugo e me inclinei para alimentá-los. "Acaso não voltarão ao Egito e a Assíria não os dominará porque eles se recusam a arrepender-se? A espada reluzirá em suas cidades, destruirá as trancas de suas portas e dará fim aos seus planos. O meu povo está decidido a desviar-se de mim. Embora sejam conclamados a servir ao Altíssimo, de modo algum o exaltam. "Como posso desistir de você, Efraim? Como posso entregar você nas mãos de outros, Israel? Como posso tratá-lo como tratei Admá? Como posso fazer com você o que fiz com Zeboim? O meu coração está enternecido, despertou-se toda a minha compaixão.” 
Deus se mostra ao povo como um pai desconsolado e decepcionado com a ingratidão e desobediências de seus filhos. Veja as atitudes de Deus, para com Israel, e como ele tem as mesmas atitudes conosco: 
· Ele nos chamou 
· Nos ensinou a andar
· Nos conduz com laços de bondade. 
· Tirou o jugo de nossas vidas.
· Nos alimenta como um pai ao seu filho
 Muitas vezes nos portamos com o povo de Israel, e como um filho desobediente que simplesmente ignora o amor de seu pai. Todos os esforços, as noites de sono perdidas, os momentos felizes, de perfeita alegria e harmonia, simplesmente são esquecidas. O pai pode prever o futuro deste filho, por causa de sua experiência de vida, assim com Deus previa o futuro de Israel.(vs 6). Não que o pai não deseje evitar esse fim aos seus filhos, mas a escolha foi feita. Assim como Deus, que deseja pra nós vida abundante e plena, mas nós fazemos a escolha e vamos no sentido contrário ao Seu. 
“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Jr 29:11.  
Não que Ele não possa fazer nada pra mudar isso, mas não somos nós mesmos que nos orgulhamos de sermos livres pra escolher? Não nos gabamos de ter livre arbítrio? Fazemos isto, usamos nossa liberdade de escolha sem, muitas vezes, pensar nas consequências que ela pode nos trazer. E as consequências podem ser trágicas e, às vezes, irreversíveis. Como precisamos aprender a usar esse livre arbítrio! Assim como Josué soube escolher em Js 24:15 "Eu e minha casa serviremos ao Senhor," que nós possamos enxergar o amor de Deus tão profundo por nós, que mesmo em face de toda nossa desobediência nos diz: "Como posso desistir de você, Efraim? Como posso entregar você nas mãos de outros, Israel? Como posso tratá-lo como tratei Admá? Como posso fazer com você o que fiz com Zeboim? O meu coração está enternecido, despertou-se toda a minha compaixão.” 
E não é nos braços do pai que sempre encontramos o consolo? Ele está sempre nos esperando.
                                      Devocional de 13/06/2011

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Total de visualizações de página

  ©Ah! As doces palavras do Pai!! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo