sábado, 15 de outubro de 2011

Gratidão


"Sem dúvida eles são o meu povo", disse ele; "são filhos que não me vão trair"; e assim Ele se tornou o Salvador deles.Em toda a aflição do seu povo Ele também se afligiu, e o anjo da Sua presença os salvou. Em Seu amor e em Sua misericórdia Ele os resgatou; foi Ele que sempre os levantou e os conduziu nos dias passados.
Apesar disso, eles se revoltaram e entristeceram o Seu Espírito Santo. “Isaías 63:7-10

Quando um filho nasce e seus pais o tomam nos braços, uma paz profunda reina em seus corações. Ao olharpara aquele ser tão lindo e indefeso, o único pensamento é de que, a partir deste momento, suas vidas não serão as mesmas.  Os pensamentos sobre uma criança são sempre bons, de paz, de alegria. O texto de Isaías 63.8 retrata exatamente este quadro: um pai que olha seu filho no berço e pensa: “esse é o meu filho, e ele vai me dar muitas alegrias! Todos poderão me trair e me decepcionar, mas  não o meu querido filho!”
Neste texto, Isaías também conta a trajetória de vida deste Pai e filho, de como as dificuldades do filho também afetaram ao Pai (vers 9), e de como Ele mesmo se colocou frente às aflições, salvou seu filho, o amou e o resgatou, de como o tomou em seus braços e os conduziu. Mas, como processo natural esse filho cresce, e em seus olhos não há mais a mesma pureza e dependência. Ele começa a achar que consegue caminhar sozinho e não precisa da ajuda de ninguém. O texto fala, com pesar,  que mesmo o Pai fazendo tudo pelo filho, este se revoltou contra Ele e entristeceu seu Espírito Santo (vers 10a).
Este é o nosso retrato hoje: nosso Pai nos olhou profundamente nos olhos e disse: "esse é meu filho. Ele sempre será grato a mim.  Darei a ele  meu amor e misericórdia, pois é meu amado. Eu o protegerei todos os dias. Suas dores serão as minhas, suas decepções não passarão despercebidas. Serei seu consolo e esperança. Eu o cuidarei e o amarei."
Mas nós lhe viramos as costas e passamos a viver dissimuladamente, pela nossa própria vontade, sem nos importarmos com os sentimentos do Pai  e,  quando começamos a sentir as conseqüências  de se viver longe de Deus, começamos a questionar Sua existência e Seu amor. E, como o povo de Israel,  na continuação deste texto, queremos “lembrar” Deus de suas promessas, Seus feitos, Seu “dever” de nos proteger e amar, como Pai que é.  Temos vivido como filhos mimados, inconseqüentes,  arrogantes e que justificam a todo o tempo, em cada passo errado, acham que, aconteça o que acontecer, seu Pai deve fazer a sua vontade.
Mas,  como bom e perfeito Pai  Ele nos deixa, muitas vezes,  com as conseqüências de nossos próprios erros.
O capitulo 64 de Isaías, mostra o completo arrependimento deste povo. Maravilhoso este texto de profundo anseio pela presença do Pai:

 Ah, se rompesses os céus e descesses! Os montes tremeriam diante de ti! Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniquidades nos levam para longe. Isaías 64:1,6 

No momento em que reconhecemos essa deficiência, e de que não podemos caminhar sozinhos, longe do amor do Pai, desejamos como nunca, ser como aquela criança em Seus braços, longe de qualquer perigo, sem pretensões. Reconhecemos que somos Dele e Ele tem o direito de nos trabalhar conforme a Sua vontade.

 Contudo, Senhor, tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; tu és o oleiro.Todos nós somos obra das tuas mãos.  Isaías 64:8

Como poderemos viver assim? Como filhos nos braços do Pai?
O versículo 7 do cap 63 nos diz: “Celebrarei as benignidades do Senhor e os seus atos gloriosos...”
A palavra “celebrarei” aqui, significa lembrar, recordar, trazer a memória, fazer um memorial.  E é isso que devemos ter em nossa mente e coração: Gratidão. Com esse sentimento, poderemos tranquilamente viver eternamente nos braços do Pai. Gratidão por ter nos criado a Sua imagem e semelhança, pelo Seu Espirito Santo, pelo presente da salvação em Cristo Jesus... Quantas coisas temos para agradecer!
Consegue se lembrar de alguma? Que tal expressar ao Pai agora a sua gratidão?
Por Célia Soncella

2 Comentários:

Unknown disse...

Que lindo, Célia!
Amei a palavra. Bênção mesmo...
Que possamos aprender com o Espírito Santo a não entristecer o PAI.
Bjinhos e paz!
Pastora Wal

Anônimo disse...

Lindo mesmo maninha, já compartilhei cm um grupo de guerreiras de oração que tenho pela net. Boa semana, Deus te abençoe poderosamente. Bjuss

Telma Beatriz

Postar um comentário

Total de visualizações de página

  ©Ah! As doces palavras do Pai!! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo